Praia do Forno

Pequena e cercada por rochedos recobertos restinga e savana estépica, a praia do Forno possui águas claras e frias, além de piscinas naturais nos trechos próximos aos costões rochosos, que a torna ideal para a prática do mergulho.

É uma ótima opção para um programa em família! A praia pode ser acessada por via pavimentada, de fácil acesso. É local de prática de esportes náuticos como stand aup, caiaque e mergulho. Na praia, há barracas para consumo

Em sua extensão de 100m a areia, quando aquecida pelo Sol, é de coloração rosada, resultante da elevada presença do mineral granada, oriundo das rochas de seu entorno. Segundo os moradores antigos, seu nome está associado à presença de um forno de uma antiga olaria que existia nesta localidade, embora para outros, esteja associado à temperatura de suas areias.

Suas águas limpas, claras e frias são diretamente influenciadas pelas correntes do sul, advindas da ressurgência marinha que aflora em Arraial do Cabo. As rochas da praia do Forno são metamórficas de origem vulcânica ou sedimentar e foram geradas numa antiga bacia oceânica existente há cerca de 610 milhões de anos atrás, quando formavam o fundo de um antigo oceano já extinto. Há cerca de 500 milhões de anos, movimentos tectônicos promovem o fechamento deste oceano e o surgimento do supercontinente Gondwana, que reuniu as massas continentais da atual América do Sul, África, Austrália, Antártida e Índia, transformando-as metamórficas.

A Praia do Forno está em área do Parque Estadual da Costa do Sol.

Sua conta foi criada com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!